FOSSA SÉPTICA ECOLÓGICA

FOSSA SÉPTICA ECOLÓGICA EM =ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA - SP É A MELHOR FORMA DE PROTEGER A SAÚDE DE SUA FAMÍLIA E AO MESMO TEMPO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

FOSSA SÉPTICA ECOLÓGICA | Limpeza de Fossa Negra

Fossa Séptica Ecológica em Águas de Santa Bárbara - SP: Como Funciona?

Todos já sabemos que a fossa séptica ecológica é a melhor forma de proteger a saúde de sua família e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. Infelizmente, muitos municípios no Brasil ainda não têm acesso a tratamento de esgoto e abastecimento de água, o que acarreta uma série de doenças. E é justamente por isso que estão sendo implementados vários programas para a instalação de fossas sépticas ecologicamente corretas, seja em áreas rurais assim como em periferias de grandes cidades.

No entanto, as pessoas não entendem muito bem como funciona, quais os benefícios e se realmente vale a pena. Nesse artigo, vamos explicar em detalhes como é o funcionamento da fossa séptica e a sua importância para proteger a saúde das pessoas.

O que é fossa séptica ecológica?

A fossa séptica ecológica em Águas de Santa Bárbara - SP trata o esgoto de forma eficaz, além de produzir efluentes que podem ser usados no solo como fertilizante. Por outro lado, elas substituem as antigas fossas negras e, assim, ajudam na descontaminação do solo e da água, sendo uma ótima alternativa para locais onde não chega o saneamento básico.

Porém, seja em áreas rurais ou até mesmo na periferia de grandes cidades, muitos ainda usam fossas negras ou despejam o esgoto próximos das casas, o que é muito prejudicial à saúde.

Isso acontece pois não existem serviços de coleta e tratamento de esgoto. Entretanto, quando esses efluentes não recebem o devido tratamento, põe em risco a saúde da população e causa impactos negativos no ambiente.

Um dado assustador: aproximadamente 75% das internações hospitalares ocorrem devido à intoxicação ou ingestão de água contaminada.

Mais um motivo para instalar a fossa séptica ecológica em Águas de Santa Bárbara - SP.

Como funciona a fossa séptica ecológica em Águas de Santa Bárbara - SP

Apenas relembrando que a fossa séptica ecológica é uma unidade de tratamento primário de esgoto doméstico.

Assim, há a separação e a transformação físico-química da matéria sólida que está dentro do esgoto.

É claro que não é um tratamento completo como uma estação de tratamento, mas sem dúvida alguma é a melhor alternativa para as fossas negras.

E como funciona?

  • O esgoto é lançado na fossa;
  • A parte sólida se deposita, liberando a parte líquida;
  • Depois, as bactérias anaeróbias agem na parte sólida, decompondo assim o esgoto.

Essa decomposição é importante, uma vez que reduz a quantidade de matéria orgânica, pois a fossa remove em torno de 40% da demanda biológica de oxigênio.

Dessa forma, pode ser lançado de volta à natureza, sem causar maiores danos.

Como é feita a fossa séptica ecológica em Águas de Santa Bárbara - SP

Atualmente, a fossa séptica ecológica é a melhor alternativa para o tratamento de esgoto em locais sem acesso ao saneamento básico.

Para você entender melhor, vamos ver como é feita a fossa ambientalmente correta. Em primeiro lugar, ela se divide em 3 caixas:

1.Caixa de entrada

Essa caixa recolhe todos os dejetos animais e vegetais, onde são triturados e depois misturados à água.

2.Biodigestor

A segunda caixa é construída com tijolos e argamassa. É aqui que está a maior parte da matéria orgânica e ocorre um processo de fermentação anaeróbica, ou seja, sem a presença de oxigênio.

Assim, há a divisão dessa matéria orgânica entre fertilizante biológico e gás metano.

3.Caixa de saída

Nesse momento, a mesma quantidade de dejetos que entrou vai sair, uma parte líquida e outra na forma de gás metano.

Então, esse processo tem um custo muito menor quando comparado com outras opções.

A boa notícia é que a fossa séptica ecológica em Águas de Santa Bárbara - SP está chegando a vários municípios brasileiros, proporcionado uma melhor qualidade de vida para a população.

O que acontece com o esgoto?

Antes de mais nada, é importante saber que o esgoto descartado contém na maior parte água e depois é que vem os sólidos.

E, entre esses sólidos, existe um processo chamado de biodigestão, que significa que podem ser biodigeridos por bactérias.

Essas bactérias se proliferam dentro da fossa séptica ecológica com a finalidade principal de mantê-las, pois são essenciais para o processo de tratamento de esgoto.

Além disso, o resultado é um líquido que se assemelha à água, que pode ser reutilizada para molhar as plantas, adubar jardins, lavar calçadas, etc.

Conheça os benefícios da fossa séptica ecologicamente correta

Agora que você já viu o que é e como funciona a fossa séptica ecológica, veja os principais benefícios:

  • Ajuda a combater doenças, como verminoses, leptospirose, diarreia, etc.;
  • Diminui os lançamentos de dejetos em rios, lagos e no solo;
  • Melhora as condições de higiene;
  • Trata a água servida e protege o meio ambiente;
  • O esgoto pode ser reaproveitado.

Enfim, tudo o que pudermos fazer para não agredir o meio ambiente, é sempre a decisão mais assertiva.

Nesse sentido, as fossas sépticas ambientalmente corretas proporcionam não apenas o mínimo impacto ao meio ambiente assim como evita a proliferação de doenças.

Vale a pena?

Em primeiro lugar, só em pensar em um sistema de tratamento de esgoto que possibilita que a água seja reutilizada, já mostra que vale a pena a fossa séptica ecológica em Águas de Santa Bárbara - SP.

Além disso, ajuda o meio ambiente pois a fossa devolve a água sem poluir os lençóis freáticos.

Uma outra vantagem é que as fossas ecológicas podem ser instaladas em quase todos os tipos de terrenos, sejam eles enterrados ou a céu aberto.

Agora, é preciso ter uma caixa de limpeza, pois vai bloquear a entrada de resíduos orgânicos, por exemplo, plásticos e fraldas descartáveis.

Além de impedir a passagem, fica mais fácil de retirar o lixo orgânico.

É aconselhável a instalação de uma caixa de distribuição, com a finalidade de descartar os efluentes.

Enfim, por todos esses pontos positivos, fossas ecológicas têm sido a solução ambientalmente correta para milhares de famílias.